13/02/2023 13:03 | Saúde

HEMOAL

3ª etapa da Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval vai sortear dois pares de ingressos para duas excursões

Ação ocorre até às 11h da quinta-feira (16), nas Unidades Arapiraca, Coruripe e Maceió


Mulheres podem doar sangue, desde que não estejam grávidas ou amamentando

Olival Santos


Josenildo Törres / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou, nesta segunda-feira (13), a terceira etapa da Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval, que vai sortear dois pares de ingressos para excursões bate-volta, sendo um para as Dunas de Marapé e outro para o Balneário Águas de São Bento.

 

A ação ocorre até às 11h da quinta-feira (16) e tem como objetivo formar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais alagoanos durante os dias da folia de Momo.

 

Para participar da Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval, o voluntário deve doar sangue nas Unidades de Arapiraca (Eldorado), Coruripe e Maceió (Trapiche, Farol e Via Expressa) e preencher um cupom com o nome completo e o telefone. Parte do canhoto será depositada em uma urna e o doador receberá um canhoto com um número para concorrer no momento do sorteio, que ocorre às 14h da quinta-feira (16), na Unidade Trapiche, na capital alagoana.

 

Após o sorteio, os dois ganhadores serão contatados via telefone pelo Serviço Social do Hemoal e o resultado será divulgado no portal www.saude.a.gov.br e no Instagram @hemoalagoas. Serão contemplados dois doadores, que receberão um par de ingressos, dando direto às excursões bate/volta, até as Dunas de Marapé, em Jequiá da Praia, no dia 26 de fevereiro, e ao Balneário Águas de São Bento, em Boca da Mata, no dia 4 de março, sendo um par para cada uma delas.

 

Segundo a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade, todos os voluntários que doaram sangue desde o dia 30 de janeiro e, preencheram o cupom, estarão concorrendo automaticamente ao sorteio. “Vale salientar que, inclusive, os que já foram contemplados na primeira e segunda etapa, cujos prêmios foram abadás para Blocos Carnavalescos e um ingresso para o Camarote Celebration, também participam da terceira etapa. Conclamamos a quem não participou ainda da ação para que compareça às Unidades do Hemoal em Arapiraca, Coruripe e Maceió e faça a sua doação”, salientou.

 

Critérios para Doação de Sangue

Ainda conforme a assistente social do Hemoal, para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e documento de identificação com foto. Quanto às pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é vetada por 12 meses.

 

“Estão impedidos de doar sangue os voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis. Para repetir o procedimento, o homem deve aguardar no mínimo 60 dias e a mulher 90 dias. Ainda no caso das mulheres, ficam proibidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando. Vale salientar que é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue e que o voluntário deve ter dormido por pelo menos seis horas, nas últimas 24 horas que antecedem a doação de sangue”, informou Rayara Andrade.