18/07/2023 11:54 | Cultura

13º Circuito Penedo recebe inscrições de mais de 800 filmes

Seleção de obras será divulgada em 31 de agosto, sujeita a possíveis mudanças no cronograma

Evento cinematográfico ocorrerá às margens do Rio São Francisco, entre os dias 13 e 19 de novembro

Kamylla Rafael

Eduardo Afonso Vasconcelos/Assessoria Circuito Penedo com Daniel Borges/Ascom Secult

O 13º Circuito Penedo de Cinema encerrou as inscrições na última sexta-feira (14) e contou com uma ampla participação da comunidade cinematográfica brasileira neste ano. O evento alagoano, que ocorrerá às margens do Rio São Francisco, em Alagoas, entre os dias 13 e 19 de novembro, recebeu um total de 841 obras inscritas.

Agora, a próxima fase consiste na análise das produções pela curadoria, responsável por selecionar os curtas que farão parte das quatro mostras que compõem o festival. Os participantes poderão conferir o resultado por meio do site e das redes sociais do evento, com previsão de divulgação em 31 de agosto, podendo haver alterações no calendário.

Este ano, o Circuito Penedo de Cinema apresenta três festivais competitivos e uma mostra não competitiva: o 16º Festival do Cinema Brasileiro, o 13º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 13ª Mostra de Cinema Infantil. Cada um desses festivais traz uma seleção diversificada de filmes, com o objetivo de estimular o debate e a reflexão sobre questões atuais.

Dessa forma, o festival alagoano mantém sua importância como um evento cultural que valoriza e promove o cinema nacional, incentivando a produção audiovisual em Alagoas. O festival reafirma sua posição como um importante meio de divulgação e apoio à sétima arte no Brasil.

"A expressiva participação da comunidade cinematográfica brasileira neste ano, com um número impressionante de obras inscritas, é um grande reconhecimento do prestígio conquistado pelo festival ao longo do tempo. É gratificante ver o entusiasmo dos cineastas em relação ao Circuito Penedo de Cinema, um evento cultural relevante em Alagoas que celebra o cinema brasileiro.", destacou Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Sobre o evento

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). Além disso, conta com o patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo.