24/03/2023 19:59 | Saúde

1ª edição do Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres no HRM beneficia 500 mulheres da Zona da Mata

Além de consultas e exames, o projeto contou com o Espaço da Beleza, garantindo autoestima para todas participantes

Projeto Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres ofertou diversos serviços de saúde para as moradoras da Zona da Mata

Olival Santos / Ascom Sesau

Débora Rosset / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou o projeto Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres, nesta sexta-feira (24), no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.

O projeto, que tem como principal objetivo a prevenção de doenças e a promoção da saúde durante o mês da mulher, beneficiou 500 moradoras dos municípios situados na Zona da Mata.

Para esta primeira ação, foram ofertados diversos serviços como consultas com ginecologistas, dermatologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e mastologistas, além de exames de mamografia e citologia. Também durante a ação, as mulheres foram conscientizadas e incentivadas a se candidatarem à doação voluntária de sangue.

A dona de casa, Marinete Alves, de 62 anos, residente em União dos Palmares, aprovou a iniciativa do Governo de Alagoas em promover uma ação voltada para a saúde da mulher.

“Achei ótimo, me consultei com a ginecologista, realizei o exame de citologia e vou voltar para casa feliz, com meus exames em dia e minha saúde fortalecida", comemorou a palmarina.

A ação idealizada pela Sesau contou com uma equipe multidisciplinar que desenvolveu o projeto pensado para a mulher. A secretária Executiva de Regulação e Gestão, Geonice Peixoto, afirmou que projetos como esse devem ser permanentes.

“Nós pensamos em uma ação que levasse, durante todo o mês de março, atendimentos especializados para as nossas alagoanas e a ideia é manter esse projeto de forma anual, sempre beneficiando mais mulheres. Somente nesta sexta-feira (24), conseguimos atender mais de 500 mulheres que vieram em busca de cuidar da saúde e, claro, aumentar a autoestima.

Qualidade de Vida

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, prestigiou o evento ao lado do secretário Executivo de Gestão Interna, Eder Correia, e do deputado estadual Remi Calheiros.

“Essa ação é muito importante para garantir a qualidade da saúde da mulher e, por isso, estaremos na semana que vem ofertando esses serviços para as regiões Norte e Alto Sertão, contando com a estrutura dos nossos hospitais regionais", enfatizou o gestor da saúde estadual.

Além dos serviços de saúde, o HRM promoveu também o Espaço da Beleza para as pacientes e servidoras do hospital. A diretora-geral da unidade, Geany Lopes, disse que a saúde da mulher é interligada à autoestima.

“Aproveitamos esta ação e a incrementamos com o Espaço da Beleza, como forma de valorizar a mulher, deixá-la feliz ao se sentir bonita. Na oportunidade convidamos também as nossas servidoras para participarem deste momento, afinal, o mês da mulher é para todas", destacou a diretora do HRM.

Há dois anos trabalhando no setor de serviços gerais do HRM, Stephanie de Oliveira, de 32 anos, aproveitou a ação para se cuidar. “É um momento maravilhoso, todas nós estamos nos sentindo valorizadas, eu estou amando, vou chegar em casa me sentindo outra pessoa", enfatizou.